segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Fisioterapia Dermato-Funcional e a gestação: você grávida e linda!

http://cdn.thefrisky.com/images/uploads/Pregnant_main.jpg

Imagem: Istock Photo

A gestação é uma fase natural e maravilhosa na vida de uma mulher, mas que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com o objetivo de garantir o crescimento do bebê, proteger o organismo da grávida e ainda, possibilitar a recuperação no pós parto e o aleitamento do recém-nascido.

É normal a futura mamãe (principalmente se for a primeira gestação) ficar insegura com o corpo em transformação: em alguns momentos ela pode se sentir linda e poderosa com a barriga crescendo e no momento seguinte estranhar aquela mulher que ela vê no espelho, com formas diferentes e que mudam a cada dia.

Durante a gravidez há um aumento na produção hormonal e alguns dos hormônios aumentam a tendência de reabsorver o sódio (sal), e isso causa a retenção de líquidos e inchaço tão comum nas grávidas.
Já o ganho de peso total pode variar muito de mulher para mulher, mas se estimarmos um aumento médio de 12 quilos – sendo que os médicos recomendam um aumento de peso durante toda a gravidez de 9 a 13,5 quilos – este será geralmente distribuído da seguinte forma:
  • 3,5 kg do feto
  • 2,0 kg do líquido amniótico, placenta e membranas fetais;
  • 1,0 kg do aumento do volume do útero
  • 1,0 kg de mamas (sim, os seios podem ficar até 1 kg mais pesados!)
  • 1,5 kg de acúmulo de gordura
  • 3,0 kg de sangue e líquido extracelular
A pele da mulher grávida tende a ficar frágil e com aumento da vascularização. Os altos níveis de hormônios estimulam a produção de melanina e podem causar manchas em todo rosto e colo da gestante, chamadas de melasma. O excesso de pigmentação no rosto e colo acontece em 75% das gestantes, podendo ou não desaparecer após a gestação, por isto o uso de filtro solar nesta fase é tão importante. Ocorre também aumento da oleosidade da pele, podendo surgir acne, mesmo naquela mulher que engravida após os 30 anos.

Todas essas transformações no organismo da mulher que está grávida aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso, podendo então afetar a aparência da gestante.

Estas modificações físicas, hormonais e psicológicas, que ocorrem durante os 9 meses de espera, podem deixar a futura mamãe com baixa auto-estima, mesmo ela estando em um momento especial da sua vida.

Atualmente, sabe-se que as gestantes podem realizar tratamentos estéticos, que juntamente com recomendações nutricionais e atividade física, auxiliam a manter uma boa aparência e saúde, tanto física quanto psicológica, até a chegada do bebê.

Os tratamentos que a futura mamãe pode fazer durante sua gestação e no pós parto, sem risco para a gravidez ou para o bebê, são:


DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

A Drenagem linfática manual é uma técnica que consiste em pressão e deslizamento por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, trabalham para eliminá-lo pela urina. Portanto, é comum sentir vontade de fazer xixi com mais freqüência após a sessão e este é um sinal que a drenagem linfática foi bem feita. A drenagem linfática deve ser sempre realizada por um fisioterapeuta, profissional capacitado a realizar a técnica da forma correta, sem causar danos a grávida ou ao seu bebê.
A drenagem linfática previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, prisão de ventre e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.
Seus benefícios são:
  • o estímulo na circulação venosa e linfática, que reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez
  • o estímulo a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação
  • a prevenção e combate às varizes e sensação de pernas cansadas
  • o combate à celulite e às estrias
  • o alívio de tensões e redução de dores musculares
  • aumenta a sensação de relaxamento, ajudando a combater o estresse
  • proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, uma vez que aumenta a eliminação de toxinas e estimula a produção de linfócitos(que são células que atuam como protetoras do nosso organismo)pelos gânglios linfáticos
  • de todos os benefícios já citados para as gestantes, um, em especial, merece destaque: com as constantes sessões, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a nova identidade corporal
PEELING DE CRISTAL

O Peeling de Cristal, por ser um peeling mecânico, não tendo absorção de substâncias pelo organismo, pode ser realizado durante a gravidez e ajuda muito a melhorar o aspecto da pele das futuras mamães sem causar danos ao bebê.
Faz uma esfoliação leve a moderada, retirando células mortas, ajudando a pele a se renovar e melhorando manchas e marcas de expressão.


LIMPEZA DE PELE


A Limpeza de Pele também é muito útil nessa fase, pois ajuda a combater cravos, espinhas e excesso de oleosidade que é comum em muitas gestantes.
  • NOSSO CONSULTÓRIO OFERECE PACOTES ESPECIAIS PARA GESTANTES DESDE O INÍCIO DA GRAVIDEZ.
  • CONTAMOS COM UMA NUTRICIONISTA QUE FAZ TODO ACOMPANHAMENTO DA GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO.
  • OFERECEMOS TAMBÉM A DRENAGEM LINFÁTICA LOGO APÓS O PARTO, NA MATERNIDADE.
MARQUE UMA AVALIAÇÃO E VENHA CONHECER NOSSOS PACOTES
PARA DEIXAR ESSE PERÍODO DE SUA VIDA AINDA MAIS ESPECIAL!